Header Ads

Gincana do Parlamento Jovem fecha atividades da Escola do Legislativo em 2021


Na manhã desta sexta-feira (17), após a última sessão ordinária do Parlamento Jovem de 2021, a Escola do Legislativo organizou e promoveu uma Gincana de Conhecimentos relacionados à Constituição em Miúdos e os cinco primeiros artigos da Constituição Federal. A atividade pedagógica contou com a participação dos Jovens Vereadores Luiz Henrick e Gabriel Henrique e as Jovens Vereadoras Luana Catenaci, Laysa Fernandes e Lara Fábian.


Dinâmica da Gincana

Inicialmente os participantes sorteavam uma "ação" determinada que se consistia em definir a quem seria feita a pergunta. Entre as opções que eram sorteadas pelos alunos estavam: passe a vez; pergunta direta; escolha quem responde e pergunta para todos.

Em "Passe a vez", o participante simplesmente passava a vez do sorteio para o próximo. A "pergunta direta" direcionava a próxima questão a quem sorteou a "ação". "Escolha quem responde" determinava, a quem sorteou a "ação", que escolhesse entre os demais colegas quem responderia a próxima pergunta. Por fim, a "pergunta para todos" definia que o questionamento devia ser feito a todos os participantes.

Todas as perguntas eram de múltipla escolha com três alternativas. Após a leitura da pergunta, os participantes escolhiam uma placa e mostravam de forma conjunta aos professores. Em caso de acerto eram concedidos 10 pontos e, em caso de erro, não era acrescida nenhuma pontuação.  A exceção ocorria quando era sorteada a "ação" "Escolha quem responde", neste caso, o escolhido que respondesse corretamente somava 20 pontos enquanto, em caso de erro, a pessoa que escolheu o colega é quem recebe 10.

Depois que todos sortearam as ações por quatro vezes, a Gincana passou para a fase final com três perguntas de alto impacto. Na primeira, caso o participante errasse a questão, a pontuação acumulada era reduzida à metade. Na segunda, o acerto gerava 40 pontos e, na última, o erro zerava a pontuação.


Resultado

Com o final da dinâmica, o Jovem Vereador Luiz Henrick ficou em primeiro, a Jovem Vereadora Lara Fábian em segundo, a Jovem Vereadora Luana Catenaci em terceiro e os Jovens Vereadores Gabriel e Laysa ficaram na quarta posição. No próximo ano, os três primeiros colocados serão levados à Gráfica do Senado Federal para realização de uma visita.


Vídeo da Gincana



Fonte: Escola do Legislativo/Departamento de Comunicação

Nenhum comentário