Header Ads

Escola do Legislativo busca parcerias para realizar Programas "Parlamento" junto às escolas


A Escola do Legislativo, por meio de sua presidenta, vereadora Roberta Brito/PP, com o apoio da Mesa Diretora da Câmara e demais vereadores, juntamente com o diretor Alex Nunes realizará os Programas "Parlamento Jovem" - voltado a alunos da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio - e "Parlamento Mirim" - a alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental - neste segundo semestre de 2021. Nesse sentido, os representantes da instituição vêm realizando reuniões importantes para iniciar os trabalhos junto às escolas de Formosa.

Ontem (18), a presidenta e o diretor da Escola realizaram reunião com a Coordenadora Regional de Educação do Estado de Goiás, senhora Eliete Gomes Soares de França, para apresentar os programas, buscar apoio da coordenação junto às unidades estaduais e orientações para desenvolver os projetos com apoio das escolas. Ficou firmada parceria no sentido de viabilizar o projeto "Parlamento" com troca de informações.

Como o Programa "Parlamento" visa a realização de eleições entre os alunos das escolas participantes, os representantes da Escola do Legislativo reuniram-se com o juiz eleitoral, Dr. Lucas Siqueira, para tratar sobre assuntos voltados ao auxílio e orientação do TRE nos programas. Nos próximos dias será encaminhado ofício solicitando o empréstimo de urnas de lona e cabines.

A Escola do Legislativo deve prosseguir com as visitas às unidades escolares particulares e públicas interessadas na participação para apresentar o programa, confirmar a participação e informar mais detalhes. As unidades escolares podem entrar em contato por e-mail escola@camaraformosa.go.gov.br ou através do WhatsApp (61) 9.9612.3752.

Parlamento Jovem e Parlamento Mirim

O Programa Parlamento Jovem e o Programa Parlamento Mirim consistem em realizar um processo eleitoral entre alunos da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio e do 6º ao 9º anos, respectivamente, para que possam compreender um pouco mais acerca das Eleições e, posteriormente, realizar um trabalho de aprofundamento com os eleitos acerca de como funciona um mandato de vereador.

Os eleitos receberão orientação da Escola do Legislativo com auxílio das escolas participantes para compreender como funciona um processo legislativo, como um projeto de lei tramita e, inclusive, participarão de Sessões Simuladas com projetos de Lei e indicações criados por eles mesmos no Plenário da Câmara de Formosa. 

Processo

Primeiro a Unidade Escolar que oferte Ensino Médio ou Fundamental 2ª fase devem entrar em contato com a Escola do Legislativo para solicitar sua participação. Feito isto, as escolas serão convidadas para a realização de um sorteio para distribuir as 19 vagas entre as interessadas.

Após o sorteio, a Escola do Legislativo realizará uma reunião com professores e alunos (ou apenas os professores) para orientar acerca das Eleições e campanha eleitoral na unidade escolar. O aluno interessado, com anuência e autorização dos responsáveis, se inscreve como candidato, realiza sua campanha e é feita a votação.

Os eleitos serão diplomados em evento que poderá contar com participação de membros do TRE (simulando o que ocorre nas eleições em geral) e é dada posse. Os vereadores mirins e jovens se reunirão em sessões simuladas e apresentarão seus projetos com instrução e sob supervisão da Escola do Legislativo com o apoio da unidade escolar.

Ao final, os alunos serão diplomados e os projetos de lei e matérias legislativas apresentadas que tiverem condições legais e constitucionais para tramitação poderão ser apresentadas pelos vereadores e se tornar realidade no município. O objetivo é de incentivar a participação popular na apresentação de projetos e ideias e, também, de inserir a juventude no processo eleitoral e legislativo para mostrar o funcionamento da Casa de Leis.

Foto: Reunião com o juiz Lucas Siqueira realizada com a vereadora Roberta Brito e o diretor Alex.

Fonte da matéria: Departamento de Comunicação

Nenhum comentário