Header Ads

Jovens Vereadores se reúnem com Prefeito em busca de melhorias para a cidade

Nesta terça (19), os Jovens Vereadores tiveram a oportunidade de se reunirem com o Prefeito Gustavo Marques para cobrar melhorias na cidade e conhecer um pouco mais sobre como é realizado o trabalho de um parlamentar na Prefeitura de Formosa. No encontro, os alunos fizeram perguntas sobre quais áreas o Poder Executivo atende com maior prioridade no município, discutiram a respeito de alguns programas que poderiam ser elaborados na cidade e demonstraram interesse em desenvolver algum projeto de incentivo a leitura e doação de livros entre os estudantes do município.

Infraestrutura

Na reunião, a jovem vereadora Luana Catenaci falou sobre a necessidade de instalação de postes para iluminação pública e troca de lâmpadas na região do Bela Vista, Nova Formosa e Bairro Rosa Maria. Também solicitou que fosse realizado o serviço de tapa-buracos na localidade e limpeza de alguns lotes baldios entre os bairros e o Parque da Colina. Sua fala foi complementada pelo jovem vereador Lucas.

Em resposta à solicitação o prefeito afirmou que o serviço voltado ao asfalto no Rosa Maria está programado para ser realizado na próxima semana, os postes têm sido requisitados pelo poder público municipal e a Prefeitura realizou a limpeza de áreas próximas à mencionada, mas vai reforçar o pedido lembrando que, neste caso, é necessário haver uma ajuda da população para melhor destinação do lixo.

Merenda escolar

Outro assunto abordado pelos alunos com contribuição de todos os presentes foi relacionado à merenda escolar nas escolas públicas municipais que, embora tenha melhorado nos últimos anos há uma preocupação em torno da qualidade da merenda ofertada em escolas mais periféricas. O jovem vereador Lucas comentou sobre a necessidade de inclusão de alimentos naturais no cardápio dos estudantes ao invés dos industrializados uma vez que eles aumentam o grau de concentração e são mais saudáveis. Outra preocupação demonstrada pelos jovens é com o baixo valor per capita empregado na compra do alimento dos alunos.

Educação

Outra demanda muito comentada pelos alunos foi a construção de mais bibliotecas nas escolas públicas. O jovem vereador Guilherme argumentou que é necessário que ocorra mais políticas voltadas à promoção da leitura. Sua ideia foi complementada pelos demais colegas que se preocuparam com a questão da doação de livros e inserção de mais alunos nesse tipo de atividade. Ele complementou a ideia pensando a respeito da criação de alguma forma de programa de incentivo ao aluno leitor.

Sobre a temática da leitura o prefeito argumentou que a Biblioteca Municipal está sendo totalmente reformada e a ideia é maximizar o serviço prestado por ela aos alunos de Formosa. Ele também afirmou que a ideia de bibliotecas nas escolas será analisado posteriormente.

Incentivo a Leitura

Durante a conversa, os jovens vereadores Lucas e Luana tiveram a ideia de realizar uma campanha de doação de livros e incentivo a leitura junto à Rua do Lazer que é realizado no final de todos os meses durante o ano. Para eles seria necessário que a Prefeitura realizasse um trabalho de divulgação para orientar as pessoas interessadas além de fixar tendas e estruturas para a realização do trabalho. A vereadora Roberta Brito sugeriu que os próprios alunos pudessem atuar nessa ideia, o que foi bem aceito por todos os presentes.

Elogios

Além das cobranças os jovens vereadores parabenizaram o prefeito pela campanha de vacinação realizada no município e estenderam elogios ao Departamento de Comunicação da Prefeitura que atua nas redes sociais. Para eles o serviço prestado tem chamado a atenção da juventude que passou a se informar pela ferramenta.

Participação ativa

Todos os sete Jovens Vereadores que participaram da reunião realizada na manhã de hoje tiveram participação ativa durante a reunião contribuindo na elaboração de ideias dos colegas e demonstrando interesse em fazer a diferença. A Escola do Legislativo parabeniza a cada um pelo empenho demonstrado e deverá seguir planejando outras reuniões para que todos os Jovens Vereadores possam participar de uma reunião com a Prefeitura.

Estiveram na reunião

O diretor da Escola, Alex Nunes; a vice presidente da Câmara e presidente da Escola, vereadora Roberta Brito, os vereadores Professor Shinayder e Subtenente Clésio e o chefe de gabinete da vereadora Delegada Fernanda, Fernando Henrique, acompanharam os alunos na reunião. 

Entre os Jovens Vereadores estiveram:

Calebe Gomes Queiroz

Guilherme Nascentes

Igor Vieira de Sousa

Jhonas Manoel Porto Ferreira

Laysa Fernandes Alves

Luana Catenaci

Lucas Correia Crisostomo



Matéria da Escola do Legislativo

Nenhum comentário