Header Ads

Escola do Legislativo encerra inscrição do Programa Parlamento às Unidades Escolares


Durante os últimos dias a Escola do Legislativo esteve em contato com as representantes da Educação municipal e estadual, senhoras Sizélia de Abreu e Eliete França, respectivamente, para compartilhar as ideias inerentes ao Programa Parlamento voltado aos alunos da segunda fase do Ensino Fundamental (Parlamento Mirim) e do Ensino Médio (Parlamento Jovem). Algumas escolas particulares também foram convidadas para participar do programa.

O Programa Parlamento será desenvolvido pela primeira vez desde 2011 - quando fora realizado o Parlamento Mirim com uma edição única anual ainda sem a estrutura da Escola do Legislativo - e tende a ser realizado anualmente com o intuito de incluir o maior número de Unidades Escolares. O objetivo aqui é ensinar um pouco mais sobre a estrutura do Poder Legislativo aos alunos, fazer com que adquiram maior percepção da organização dos Poderes e do Estado e, também, fornecer bases para que compreendam mais sobre o que é Cidadania. O planejamento das atividades pedagógicas, palestras e orientações ficará a cargo do diretor Alex Nunes.

O processo será similar nos dois programas. Com o encerramento das inscrições da Unidades Escolares, a Escola do Legislativo realizará um sorteio das 19 vagas entre as unidades participantes. Posteriormente realizará uma reunião/palestra sobre a percepção dos Poderes e do Estado e apresentará os Programas aos alunos e professores. Em seguida será feita a abertura da inscrição dos alunos que queiram concorrer às vagas e as eleições.

Com os alunos eleitos, a Escola do Legislativo promoverá uma Sessão de Posse e Diplomação com apoio e auxílio do Tribunal Regional Eleitoral - que também deve auxiliar no processo eleitoral. Até dezembro serão realizadas algumas sessões simuladas para que os alunos possam apresentar projetos de lei, indicações e outras matérias legislativas exercendo seu mandato de forma similar ao que ocorre na Casa de Leis.

O diretor da Escola do Legislativo, Alex, acredita que o programa será um grande aprendizado para todos e que crescerá mais ainda a partir do próximo ano: "É necessário ensinar, revisar, aprender e, mais que tudo, compreender o papel de cada um na sociedade, saber onde e como cobrar de forma eficiente, cumprir os nossos deveres e por aí vai. Como estamos em um ano atípico é normal e compreensível que iniciemos esse trabalho desta forma. Mas com certeza, a partir de 2022 esse programa deslancha com várias unidades participantes", disse. 

O Programa Parlamento é apoiado pela presidente da Escola do Legislativo, vereadora Roberta Brito e, também por toda a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Formosa.


Fonte: Departamento de Comunicação

Foto: Divulgação do Programa Parlamento

Nenhum comentário